terça-feira, 3 de agosto de 2010

MEDO

MEDO é uma condição "se ne qua non" para a sobrevivência das espécies. Sem ele seria muito difícil e porque não dizer impossível que conseguíssemos nos manter vivos. É ele que nos faz olhar para um lado e para o outro, pra ver se vem algum carro, antes de atravessarmos uma rua; que nos faz colocar uma tela na janela de nossos apartamentos para proteção de nossos filhos etc.
Mas, curiosamente, o mesmo medo, que nos faz sobreviver é o mesmo que nos causa estagnação e paralisia; que nos escraviza e aprisiona. Ele, por muitas vezes, nos impede de ousarmos e de corrermos alguns "riscos" necessários ao nosso crescimento e até mesmo de buscarmos a nossa felicidade.
O medo também pode ser considerado com o oposto de fé. Ele pode ser impeditivo para que um "milagre" possa acontecer. A fé genuína requer o afastamento do medo. Em algumas ocasiões, o medo pode até atrair coisas negativas das quais não gostaríamos que acontecesse.
Na Bíblia, vemos o que ocorreu na vida de Jó. E qual foi a declaração dele? "Aquilo que temo me sobrevém e o que mais receio me acontece" – Jó Cap 3, verso 25. Pois é...Jó tinha medo de perder a sua riqueza, a sua família, a sua saúde, e foi justamente essas coisas que lhe aconteceram.
Recorrendo ainda a outra passagem Bíblica, quando Deus determina que Gideão selecione o seu exército entre 32.000 homens, a primeira coisa que Ele diz: "apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, volte e retire-se da região..." - Juízes Cap 7 , verso 3; (só ai voltaram 22.000 homens).
Sabe por que Deus deu essa determinação? Porque os covardes e medrosos seriam empecilhos para o que Ele tinha preparado para aquele povo (A VITÓRIA!!!!!).
Bem, mas a minha intenção aqui não é uma pregação evangélica. Eu só quis mostrar que no livro mais vendido e mais conceituado no mundo, além de ser uma dos mais antigos, já se percebe a preocupação em se afastar o medo.
Em nossas vidas isso também é uma verdade. Muitas vezes vemos amigos e conhecidos que estão bem preparados para um vestibular, por exemplo, e na hora "H" não obtém sucesso, porque o medo bloqueou o seu raciocínio e a exteriorização do seu conhecimento adquirido.
Temos medo de rompermos em um relacionamento (seja de amizade, namoro, casamento etc), por estarmos "acostumados" com aquela situação e o medo do que poderá acontecer depois nos apavora. Quantas pessoas deixam de aproveitar uma nova oportunidade de emprego ou mesmo de fazer um bom negócio, por medo?
Sair da chamada "ZONA DE CONFORTO", onde já conhecemos todas as possibilidades, nos assusta e causa o medo paralisante. Mas se perguntarmos a qualquer empresário de sucesso, vamos perceber, com toda certeza, em seu discurso, que ele teve que romper com as amarras da zona de conforto e correr determinados riscos (entrar numa "ZONA DE INSTABILIDADE").
O medo não é só de ser mal sucedido. Muitos se perguntam, ainda que inconscientemente: o que eu farei com o sucesso? E se de repente, eu descobrir que agora eu sou mais feliz vivendo desta nova forma?
Inevitavelmente, estamos sempre julgando e sendo julgados. Contudo, o medo de sermos julgados é uma realidade que nos inquieta. Para vocês terem uma idéia, eu estou há vários dias tentando escrever sobre o medo, mas vinha sempre a minha mente uma voz acusadora que me dizia: o que vão pensar de você?
Bem, a cada dia estou conseguindo romper com os meus medos, minhas inseguranças e ansiedades. E sabe de uma coisa? Estou sendo muito mais feliz. Descobrindo muitas outras possibilidades, que antes não estavam acessíveis a mim, um reles mortal normal.

E não digo pra que eu e você sejamos inconseqüentes. Não é isso! Mas podemos sim, correr um risco calculado.
Uma antiga lenda da Índia conta a história de um rato que tinha muito medo de gatos, até que um mágico concordou em transformá-lo em gato. Isso resolveu seu medo, até que ele encontrou um cachorro; então o mágico o transformou num cachorro. O rato, que agora era um cachorro, ficou contente, até que encontrou um tigre; então o mágico o transformou num tigre. Mas, quando o tigre veio se queixar de ter encontrado um caçador, o mágico se recusou a ajudá-lo. "Eu o transformarei num rato novamente, pois apesar de ter o corpo de um tigre ainda tem um coração de rato!".
Será que a vida já não nos transformou em um tigre e continuamos vivendo como se ainda fôssemos um rato?
Enquanto escrevia fui me lembrando de alguns medos - medo de avião, medo de animais, medo de altura, medo de escuro, medo de lugares fechados, medo de se expor, medo de falar, medo de doença, medo de ficar sozinho, medo de ficar numa multidão, medo de dentista, medo de médico, medo dos outros, medo de nós mesmo....Nossa! O rol parece infinito! Tem gente que tem medo até de mulher bonita.
Vamos combinar uma coisa? Vamos tentar superar os nossos medos? Vamos tentar ser mais felizes? Vamos tentar sair dessa zona de conforto?
Lembremos do exemplo de Jesus. Antes da sua morte na cruz, ele "transpirou" sangue de tanto medo que estava sentindo, por saber o que haveria de passar. Contudo ele não ficou de braços cruzados, mas preferiu morrer de braços abertos, sagrando-se vencedor.
ABRA OS BRAÇOS! ENFRENTE OS SEUS MEDOS! SEJA FELIZ!

2 comentários:

  1. ADOREI seu texto. nem tenho o que comentar, concordo com tudo. beijão

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Enquanto os medos ainda são apenas medos, vale muito à pena dar um passo adiante, mas quando se tornam maiores, incontroláveis, e dominam sua vida, só com muita ajuda médica.

    ResponderExcluir