quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Não é um privilégio seu, nem meu. Com a aproximação do fim do ano, muitas pessoas tendem a ter, em algum nível, a chamada "Depressão de Fim de Ano".

Por que isso acontece? Com o fim de qualquer período é natural que façamos um balanço de tudo que nos aconteceu. Nessa auto-avaliação, às vezes, chegamos à conclusão de que estamos solitários; que perdemos alguém querido; quando estamos acompanhados, achamos que poderia ter sido melhor ou até que estamos insatisfeitos com esse relacionamento; no campo profissional, podemos chegar verificar que não atingimos os objetivos traçados no início do ano ou que poderíamos ter produzido muito mais e melhor.

Tudo isso é inevitável. Contudo não há motivo para desespero. Transforme "o seu limão numa limonada"! Procure transformar esses aparentes insucessos, numa mola propulsora que o lance para frente e não numa âncora que lhe prende ao passado.

O fim do ano não é o fim de tudo. É apenas um "pit stop" para que possamos refletir sobre tudo que nos aconteceu num determinado espaço de tempo. A vida continua e muitas coisas ainda estão por acontecer em nossas histórias.

Vamos traçar novos objetivos e metas desafiadores, pertinentes e atingíveis . Erga a cabeça e olhe para frente! O que aconteceu no ano passado, a gente não pode fazer mais nada. O ano anterior servirá apenas como parâmetro para o futuro. Servirá como lições aprendidas.

A mídia, nos apresenta uma pseudo-felicidade coletiva que nos faz sentir como um peixe fora d’água. A sensação é que todo mundo está feliz, menos a gente. Isso nunca foi e nunca será uma verdade, até porque a felicidade, não é algo estática. Estamos sempre buscando coisas novas que nos faça felizes. É plenamente normal essa sensação de vazio que nos acomete.

Repito: essa sensação não é um privilégio seu, nem meu!

O mais importante é que a gente, nesse momento, não se isole do mundo e das pessoas. Atitudes do tipo: desligar o celular ou não atendê-lo; desligar o computador; ou se isolar em casa, em nada irá adiantar. Pelo contrário, procure se confraternizar com pessoas queridas. Procure ver o quanto você é tão normal quantos as demais pessoas!

No mais, desejo a todos os meus amigos, um feliz ano novo e que as novas metas e os novos objetivos hoje traçados, possam ser atingidos em 2011.
(Kilson N. da Silva)