sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Serei feliz se...

O objetivo de todo ser humano é ser feliz. Acredito que todos nascemos para sermos felizes. E, cada um, ao seu modo, buscam a tal felicidade. Mas o que nos fará feliz? Onde encontrá-la? Quando estaremos plenamente felizes? Como seremos felizes? Quanto custa para sermos felizes?
Essas são algumas perguntas, que num momento ou noutro de nossas vidas, passam pelas nossas mentes.
Daí muita gente se perder no "se".
Serei feliz...Se eu ganhar na mega-sena. Se eu conseguir um emprego melhor. Se eu conseguir um salário melhor. Se eu encontrar o amor da minha vida. Se eu conseguir comprar aquele carro. Se eu fizer uma faculdade. Se eu passar no concurso tal. Se eu emagrecer uns cinco quilos. Se eu conseguir comprar a casa própria.
Se, se, se....São inúmeros os "se" que poderiam nos fazer felizes ou mais felizes.
O que a gente se esquece é que a felicidade não está nas coisas que poderemos, eventualmente, vir a conseguir, ganhar ou conquistar. A felicidade está naquilo que conseguimos, naquilo que temos e naquilo que conquistamos, quer por nossos méritos pessoais, quer por sorte, ou até mesmo por merecimento divino.
É aquela velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Uns se alegram porque vêem o copo meio cheio, outros se entristecem porque vêem o copo meio vazio.
Aqueles que vêem o copo vazio estão sempre insatisfeitos e buscando, desesperadamente, enchê-lo, para que possam ser felizes.
Já quem ver o seu copo meio cheio, já está gozando da felicidade e agradecido, pela bênção de ter conseguido ao menos metade de um copo com água (o que não os impede de continuar buscando enchê-lo.
Eu não defendo a falsa felicidade, ou o "jogo do faz de conta" nem mesmo que a gente se contente com o pouco que tem. Mas sou a favor de que possamos dar o valor real àquilo que temos hoje em nossas mãos.
Aqueles que estão sempre insatisfeitos, esperando algo que lhes façam felizes, quando conseguirem alcançar aquele "se" que buscavam, continuarão da mesma forma (sempre infelizes), porque criarão outros "se", para que possam atingir a felicidade.
A verdade é que estamos sempre querendo mais e mais. E não há nada errado em querer mais. O erro que eu vejo é que a gente não tem a cultura de agradecer por aquilo que tem.
Para quem acredita que isso é coisa do nosso tempo, eu digo que isso já foi relatado na Bíblia Sagrada há mais de dois mil anos.
Quando lemos a cura dos dez leprosos por Jesus, podemos perceber que, na hora, todos ficaram felizes pela cura conquistada, mas somente um deles retornou para agradecer (ou seja, somente 10%).
Jesus ainda perguntou: "não eram dez os que foram curados?". Eu me arrisco a dizer que somente esse permaneceu feliz por muito tempo. Os demais, depois de curados, devem ter começaram a se questionar o que seria necessário agora para serem felizes (se eu conseguir isso agora...).
A nossa felicidade é muito importante para ser depositada naquilo que não temos, naquilo que falta ser conquistado. Devemos sim, canalizá-la para aquilo que verdadeiramente nos pertence.
Não é a parte do copo meio vazia que matará a nossa sede, mas com certeza a parte meio cheia se não saciar, pelo menos servirá para aliviá-la e nos causar uma sensação de bem-estar.
(Kilson N. da Silva)


"Faça o que for necessário para ser feliz.
 Mas não se esqueça que a felicidade
é um sentimento simples.
 Você pode encontrá-la e deixá-la ir embora,
por não perceber a sua simplicidade".
 (Mário Quitanda)