sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010

Amanhã (3/10) o povo brasileiro vai novamente as urnas escolher os seus representantes para governo do nosso País.

Algumas coisas, no entanto, ainda me assustam, preocupam e causam indignação.

Primeiro, porque tudo que vai errado no Brasil as pessoas têm a infeliz mania de fazer um vínculo com a "ditadura", como se tudo fosse culpa dela e não das escolhas erradas que as pessoas fazem. É mais fácil culpar os outros pelos nossos próprios erros, do que assumirmos a nossa parcela de culpa.
 
Numa pesquisa recente foi perguntado quem era a favor da Lei da Ficha Limpa e a maioria esmagadora foi enfática em dizer que é plenamente a favor da sua aplicabilidade.
 
Contudo na mesma pesquisa foi perguntado quem estaria disposto a vender o seu voto e novamente uma maioria esmagadora, não pensou duas vezes em responder que o venderia numa boa.

Veja só que povo contraditório! Eles querem políticos honestos e ao mesmo tempo querem políticos que estejam dispostos a comprar os seus votos. Qual a coerência que há nisso?
 
Alguns alegam que o voto não deveria ser obrigatório e se facultativo.
 
Se observarmos nos EUA o voto não é obrigatório, mas em compensação não existe feriado para que as pessoas possam exercer a sua cidadania. Lá, os eleitores, voluntariamente, votam nos seus horários de folga; intervalo do almoço; acordam mais cedo; votam depois do trabalho; etc

Quantos de nós iríamos às urnas se não fosse feriado? E se o voto fosse facultativo, com feriado, quantos deixariam de fazer um programa de lazer para exercerem a sua cidadania?

Tudo bem, você vai me dizer que nestas eleições as votações serão realizadas no domingo...e se não fosse? Muitas vezes não foi assim....
 
Ainda não estamos preparados para votar em idéias, muito menos temos ideais (falo da maioria). O que se observa, no geral, é que as pessoas votam em pessoas, porque gostam dela ou deixam de votar, porque acham aquele ou aquela candidata antipáticos.

A eleição não é para mister ou miss simpatia. Temos que atentar quem tem capacidade de gerenciar a contento os nossos recursos, trazendo benefícios para a maioria.

Como bem disse o Exmo Ministro do STF, a palavra candidato, tem a sua origem na palavra CANDURA, que quer dizer limpo, branco, transparente, etc Será que estamos preparados para votar com essa candura em candidatos realmente límpidos e transparentes? lembramo-nos de que foram eles no passado?
 
De qualquer forma, espero que cada um de nós vote de acordo com as nossas consciências e não porque esse ou aquele candidato poderá nos dar isso ou aquilo, quer direta ou indiretamente.
 
Diga não ao voto de cabresto, que ainda é tão usado no nosso nordeste brasileiro.

Boa sorte a todos! Desejo uma excelente eleição!

(Kilson N. da Silva)