quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Natureza não Perdoa!

"Deus perdoa sempre; o homem às vezes; a natureza nunca." – Já faz alguns anos que li essa frase, mas não sei que a disse. Contudo tenho que concordar com ela.

O que vemos hoje nada mais é que uma resposta da natureza pelos séculos de descasos que o homem tem feito com ela.

Não só em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas em todo território nacional, que a população vem brincando de enfrentar e destruir a natureza.

Lixo é jogado de qualquer forma nas ruas e nos rios; construções são feitas sem o menor cuidado em barrancos, em áreas que foram devastadas pela ação de pessoas que não pensam nas conseqüências.

É muito fácil só tentar cobrar uma ação do Governo. Eu até concordo que o Governo deva fazer alguma coisa para minimizar esses problemas causados pelas enchentes. Mas o que nós estamos fazendo, como indivíduos, para melhorar essa crise? Será que estamos fazendo a nossa parte?

A outra face da moeda é que se gasta muito em recuperação pós-enchente e muito pouco em prevenção. Claro! Prevenção não é vista nitidamente; não é palpável; não gera votos.

O que rende votos é dar um abrigo provisório para quem perdeu a sua casa ou pagar um valor para que essa pessoa alugue um barraco. Limpar a sujeira e fazer piscinões também é uma boa fonte de votos.

No Nordeste, por exemplo, já poderia ter acabado com a seca se fossem construídos mais poços artesianos. Sairia bem mais barato que ficar gastando com fornecimento de água com carros-pipas, mas isso acabaria com a indústria da seca. Os políticos não poderiam trocar votos por uma mísera lata de água.

Voltando a São Paulo, especialistas já disseram que não há como resolver definitivamente os problemas com as enchentes, já que foram causados por uma ocupação desordenada durante o povoamento da cidade. A única coisa a ser feita é criar medidas paliativas, com o fim de minorar as conseqüências. Essas medidas passam por uma educação ambiental e ações preventivas eficazes.

Dizem que após a chuva vem a bonança, mas o que temos visto em São Paulo é que após a chuva vem sofrimento, dor, perdas e até pessoas tendo que enterrar seus entes queridos.

Que Deus e os homens possam perdoar os responsáveis por todas essas tragédias, pois a natureza já deu a sua resposta – NÃO PERDOA NUNCA!
(Kilson N. da Silva)