sábado, 14 de agosto de 2010

Estou Sofrendo de Amor!

Quem nunca pronunciou a frase: "estou sofrendo de amor"? Será que é mesmo possível sofrer por amor ou de amor? Eu mesmo já me peguei diversas vezes dizendo isso.

Mas o amor não foi feito para se sofrer. Amor é partilhar com o outro; é dividir experiências; é somar aprendizados; é diminuir dificuldades, é multiplicar alegrias; é potencializar emoções agradáveis, é calar-se quando se tem vontade de dizer um monte de coisa...

Hoje, eu percebo que quando eu dizia sofrer por amor, na verdade, eu estava sofrendo com a minha baixo auto-estima; com a minha dificuldade em lidar com a rejeição e a perda e; com o orgulho ferido.

Contudo isso não tem nada a ver com amor! E sim com falta de amor. Falta de amor próprio!!!

Essa maldita falta de amor próprio fazia eu me sentir um nada, pequeno, a mais feia das criaturas, desinteressante e com menos inteligência que todos os demais. Mas falta de inteligência mesmo, era não perceber que eu não estava agindo de maneira lógica e sim me auto-destruindo.

Nada do que as pessoas me dissessem faziam o menor efeito. Pra mim nada fazia sentido. Nem mesmo a vida! Acho até que eu nem as ouvia. Entrava por um ouvido e saia pelo outro.

Existem milhares de definições de amor. Muitos poetas escreveram sobre o amor. Muitos cantaram o amor e até a falta dele...

Mas a definição que mais me agrada vem da Bíblia Sagrada, na primeira carta escrita ao Coríntios, no capítulo 13, dos versículos de 4 a 8, que diz assim:

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais se acaba..."

Nesse tipo de amor não cabe o "eu" e sim o "nós". O egoísmo, o orgulho, a presunção, a vaidade, a mentira, a falsidade e a soberba não podem habitar num coração que ame desta maneira.

Claro que cada um tem a sua opinião sobre sofrer por amor, mas para mim isso não passa de uma maneira doentia de ver a pessoa amada. Doença essa, que distorce a realidade, como uma janela embaçada, que nos dá uma percepção errada ou equivocada.

Falando assim parece fácil, mas não existe a tal "fórmula do bolo". Mas o que me ajudou a ser curado foi primeiro me predispor a conversar sobre isso com pessoas amigas e de confiança e a segunda foi (re) aprender a me amar, como se eu fosse a pessoa mais importante para mim mesmo (e hoje eu creio que sou).

Não posso ser responsável por alguém que não me amou. Ninguém pode fazer o outro amá-lo! Eu somente sou responsável por mim mesmo e pelos meus sentimentos.

Se não fui amado, não posso culpar o amor, nem muito menos atribuir-lhe a causa do meu insucesso. Sendo assim, não posso sofrer por amor.

Curado e recuperado, finalmente estou livre para amar e ser amado.