sexta-feira, 16 de julho de 2010

Juntos e Misturados


Um amigo recente (MEDEIROS) sempre que me cumprimenta, costuma dizer-me:  ESTAMOS AI! JUNTOS E MISTURADOS!” Eu sempre sorrio dessa frase, até porque eu sempre achava que era a mesma coisa.

Mas estive refletindo sobre isso. (novidade...eu refletindo sobre alguma coisa!) e cheguei a conclusão de que realmente existe uma diferença gritante entre estar simplesmente junto e estar junto e misturado. Estar junto e misturado é muito mais profundo.

Em alguns relatos Bíblicos podemos observar isso. Muitos acompanhavam, seguiam a Jesus (eles estavam juntos), mas apenas os apóstolos, realmente, estavam “juntos e misturado” com Jesus.

Estar “junto” é estar ligado a você; estar próximo de alguém. Muitas vezes essa aproximação é por curiosidade, por piedade, por inveja ou até mesmo para obter alguma vantagem pessoal.

No caso Bíblico, algumas pessoas estavam juntas a Jesus, porque estavam curiosas para saber como ele fazia aqueles milagres. Outras estavam querendo se valer daqueles milagres para resolver um problema seu, outras queriam, simplesmente, esperar um possível deslize de Jesus, para que pudesse julgá-lo e condená-lo.

Se observarmos no nosso dia-a-dia, também vamos perceber esses tipos de pessoas em nossa volta. Alguns como verdadeiros vampiros, querendo apenas sugar as nossas energias e por vezes até bens materiais ou alguma forma de prestígio. POBRE ALMAS!!!

Estar “junto e misturado” nos remete a algo muito maior e mais complexo. Significa que há um comprometimento, uma entrega, uma real preocupação em ajudar o outro e de ser ajudado também. O que há no “junto e misturado” é uma troca de carinho, amor e atenção. A empatia é aqui personificada e materializada.

Uma música faz a seguinte pergunta: “QUEM DISSE QUE PRA TÁ JUNTO, PRECISA TÁ PERTO?” Isso também é verdadeiro! Pra estar “junto e misturado”, não carece de uma presença física. Pode ser um telefonema, um bilhetinho deixado no criado-mudo antes de sair para o trabalho, um EU TE AMO , escrito com batom no espelho do banheiro. Pode ser um e-mail para uma pessoa querida que está distante fisicamente; um recadinho no Orkut; e até mesmo conversas à distância no MSN.

Muitas vezes podemos até estar no meio de uma multidão e ainda assim se sentir solitário, sozinho e desamparado.

Água e óleo podem estar no mesmo recipiente; estarão juntos, mas não estarão misturados. Nunca será uma mistura homogênea! Para se “misturar” exige uma predisposição para se doar, sem esperar nada em troca; exige empatia (se colocar no lugar do outro) sem cobranças ou julgamentos. Exige saber ouvir (com ouvidos interessados)

O mais importante não é o meio, nem mesmo o como, nem o porquê, mas, sobretudo, a intenção de se mostrar interessado; de se fazer presente e comprometido com o outro. Sentindo com ele, vivendo com ele, como se fossem uma única carne, um único espírito, uma única alma. Dizendo: ACONTEÇA O QUE ACONTECER, EU ESTOU AQUI CONTIGO! ESTAMOS JUNTOS E MISTURADOS!

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os amigos e amigas, que Deus tem me enviado, na sua benevolência e amor para comigo, por estarem sempre ao meu lado, seja nas horas alegres e de bonança, seja nas tristes e difíceis. MUITO OBRIGADO, AMIGOS!!!!

Meus verdadeiros e leais amigos: ESTAMOS E ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS E MISTURADOS!

Kilson Nascimento da Silva em 16/07/2010