domingo, 20 de junho de 2010

PÃO E CIRCO


Neste período, os olhares de todos os brasileiros estão voltados para a Copa do Mundo de futebol. Particularmente no Nordeste, nosso foco ainda é conduzido para as festas juninas. Festas, bebidas, músicas e comidas típicas, forró, fogos de artifícios, torcidas, as “agradáveis” narrações do Galvão Bueno e comentários do “oportunos e precisos” do Casa Grande, patriotismo etc; tudo perfeito!
Não tenho dúvidas de que estas duas atrações merecem a nossa participação efetiva, atenção e vibração, mas não podemos nos permitir entra no “panem et circenses" (“pão e circo” - comida e diversão).
É justamente nessas oportunidades, que políticos inescrupulosos se aproveitam para realizar suas operações escusas e fraudulentas. .Nos bastidores são feitas alianças! Nas surdinas das noites, como vampiros, eles estão a sugar nas veias abertas do tão sofrido, enganado e iludido povo brasileiro.
Dizem que brasileiro tem memória curta e nessas ocasiões parece que nem temos memória. Acabamos nos esquecendo de tantos escândalos e desvios de verbas, falências do sistema de saúde, desemprego, ensino público precário, violência; nem lembramos de que manipulações estão sendo realizadas, visando às próximas eleições presidenciais.

Aproveite! Torça! Dance! Cante! Encante-se...

Contudo, fique com os olhos bem abertos e ouvidos aguçados, porque quando tudo isso acabar, não haverá mais nem pão nem circo. O risco que corremos é descobrir que os únicos palhaços que sobraram fomos nós.
“Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!

Kilson Nascimento da Silva.






Panem et circenses

Panem et circenses [ludos] é a forma acusativa da expressão latina panis et circenses [ludi], que significa "pão e [jogos] circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.

Espetáculos sangrentos, como os combates entre gladiadores, eram promovidos nos estádios para divertir a população; nesses estádios, pão era distribuído gratuitamente.

O custo desta política foi enorme, causando elevação de impostos e sufocando a economia do Império.

A frase teria sua origem nas Sátiras de Juvenal, mais precisamente na décima (Sátira X, 77–81):

iam pridem, ex quo suffragia nulli uendimus, effudit curas; nam qui dabat olim imperium, fasces, legiones, omnia, nunc se continet atque duas tantum res anxius optat, panem et circenses.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre