quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia dos Pais!

Eu e minha filhas
Está se aproximando O Dia dos Pais. Pensar nessa data mexe bastante comigo, mesmo não sendo mais um garotinho assustado.
Como a maioria dos filhos eu tinha (e ainda tenho) meu pai como o meu herói. Ele não era perfeito e nem é. (graças a Deus!). Aliás, ele melhorou bastante depois que completou 40 anos de idade. Mas, mesmo assim, sempre foi digno da minha eterna admiração e respeito.
Numa época em que eram comuns os castigos físicos nos filhos, meu pai sempre optou pela conversa aberta e franca, levando-nos a reconhecermos os nossos erros. Incomuns não eram as ocasiões em que saíamos chorando de uma conversa com ele, que não alterava a tom da sua voz serena, tranqüila e que passava confiança.
Sempre que ele tinha que tomar uma decisão importante, que afetaria a vida de todos os integrantes da família, era marcada uma reunião, onde eram expostos todos os prós e contras. Depois todos tinham o direito igual de se manifestar contra ou a favor e fazer questionamentos para tirada de dúvidas. Daí ele colocava em votação. Eu achava aquilo brilhante!
Ele tinha um jeito todo peculiar e metódico de escrever. Separava sempre uma gramática, um dicionário, papel e caneta, tudo muito bem organizadinho numa mesa. Só então começava a escrever. Detalhe, ainda hoje, aos 65 anos de idade, ele ainda faz da mesma forma.
Quando nós tínhamos uma dúvida a cerca do significado de uma palavra ou de como se escrevia corretamente, corríamos até ele, que sempre dizia a mesma coisa: “pegue lá o pai dos burros!” (o dicionário). Era outra característica dele, numa dava o peixe, mas sempre nos ensinava como pescá-lo. Com o tempo já não mais o procurávamos para saber o significado de uma palavra e recorríamos, direto, ao velho e bom Aurélio.
O seu coração bondoso não era restrito aos familiares. Ainda ajudou a criar dois outros primos nossos, como se fossem nossos irmãos de sangue, sem fazer qualquer distinção. Ele estava sempre disposto a ajudar quem quer que o procurasse, mesmo que isso lhe custasse horas de lazer e até mesmo quando lhe causava algum prejuízo aparente. Quantas vezes observamos ele abdicar de comprar algo que ele estava precisando para nos comprar um presente? Quantas vezes sabíamos que ele até pegava dinheiro emprestado, só para ver o nosso sorriso por ganhar uma bicicleta nova? (é impossível não me emocionar lembrando disso e as lágrimas me vêm aos olhos).
Na adolescência ele estava do meu lado me confortando após o término do meu primeiro namoro, considerando uma coisa séria e não uma brincadeira de criança. Depois, na escolha da profissão ele foi fundamental. Nunca impôs nada. Deixava-nos livres para escolhermos, mas dava a sua prestimosa orientação. "O que você escolher eu estarei ao seu lado para apoiá-lo", ele dizia.
Como acabei escolhendo a mesma profissão, eram inevitáveis as conversas sobre a vida militar. Quando eu tinha alguma dúvida sobre como proceder em determinada situação, eu sempre recorria a ele, que vinha sempre com a mesma introdução: "veja bem...e se você fizesse assim?" "Como você gostaria que fizessem se fosse com você?" E de imediato as coisas se clareavam.
Sempre na busca de ser justo, ele não aceitava nem pensar na possibilidade de "cola" na escola. Se assim procedêssemos estaríamos roubando o mérito de outros alunos, além de estarmos enganando a nós mesmos.
Sempre presente em nossas brincadeiras, quando eu quebrei a clavículas numa partida de futebol, ele simplesmente disse: você quem sabe, mas eu acho que não devemos nunca desistir diante do primeiro obstáculo. E assim que me recuperei voltei a treinar novamente. Sempre que estou em alguma dificuldade, eu me lembro de suas palavras.
É meu pai...eu só tenho a agradecer ao bom Deus por ter me dado um pai tão carinhoso, amoroso, bondoso, inteligente e sábio. Aprendi e aprendo muito com o senhor. Obrigado por tudo! AMO-TE MEU PAI!!!

FELIZ DIA DOS PAIS!

2 comentários:

  1. Lindo texto!!!Parabéns...Realmente nossos pais de uma maneira geral nos dão muitas lições de vida com sua ampla sabedoria...Resta a nós absorvermos tudo de bom que eles tem a nos ofertar...e aproveitarmos essa fonte de sabedoria enquanto está entre nós...para que se cristalize quando se ausentarem...
    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Que narração sublime de uma vida construída ao lado de ser humano de alma "azul". Parabéééns papai. ^^

    bjos ú&e =***

    ResponderExcluir