segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Matemática - O Sonho!

Desde a minha tenra idade que eu já demonstrava o desejo por três profissões: Padre, Militar ou Professor de Matemática.

Aparentemente as três são bem diferentes, mas na verdade elas têm alguns aspectos em comum, como por exemplo, a possibilidade de estar ensinando algo a alguém, o contato com pessoas, a troca de experiência e um salário que não permite ficar rico (rsrsrsrs).

Aos 15 anos acabei consultando o padre da paróquia que eu freqüentava (que eu tinha muita confiança) e lhe expus os meus anseios. Ele, como era um homem de grande sabedoria me orientou que entrasse no Colégio Militar de Fortaleza (CMF) e que se mais tarde ainda sentisse desejo de ser padre, poderia ingressar num seminário para padres.
 
Assim, em 1983, eu passei a estudar no CMF, onde conclui o 2° grau em 19986 e de imediato ingressei na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde me formei em 1990.

Ainda na adolescência, como meus pais não dispunham de muitos recursos financeiros e como eu gostava de matemática, acabei ajudando os colegas do bairro, que tinham dificuldades nesta disciplina. Eu não cobrava nada por isso, mas aquelas almas bondosas sempre me davam algum trocado que me ajudavam a pagar um cinema e um lanche para a namorada.

Lembro-me de uma vez em que ganhei um compasso alemão, como forma de agradecimento, que era o meu grande orgulho. Para mim aquilo era como um troféu.

Nessa altura da vida eu já tinha desistido de ser padre, mas o desejo de cursar matemática e ser professor ainda era latente. A chama continuava acesa! Essa vontade havia nascido graças aos grandes mestres que tive a oportunidade de conviver e ser ensinado.

Como fui morar em Petrolina-Pe e por causa do acúmulo de trabalho normal a um jovem Aspirante-a-Oficial, tive que adiar o meu sonho.
 
Depois fui servir em Paulo Afonso-BA, onde não existia faculdade com curso de matemática e novamente tive que adiar as minhas aspirações com relação a minha grande paixão.
 
De Paulo Afonso fui trabalhar em Boa Vista- RR e já me encontrava casado. Agora estava tudo certo. Vou finalmente cursar matemática! Mas a minha alegria durou pouco, pois fui destacado num Pelotão Especial de Fronteira (1° PEF), na cidade de Bonfim-RR, que faz fronteira com a Guina. Sonho novamente frustrado!!!
 
Ainda em Bonfim-RR, nasceu a minha primeira filha do casamento, em dezembro de 1997. Agora a minha atenção tinha que ser dividida por duas, o que complicava ainda mais a minha possibilidade de fazer o curso tão pretendido.
 
Em 1998 fui morar no Rio de Janeiro, quando já estava pra nascer a minha segunda filha e nessa época eu havia estabelecido que a prioridade para estudar seria da mãe delas. Adivinha o que aconteceu? Pois é, acertou!!!Mais uma vez tive que abdicar do meu sonho.
 
Assim fui adiando ao ponto de ir sempre colocando outras prioridades, que não eram necessariamente as minhas. Mas não reclamo, pois fiz isso de bom coração e não me arrependo de assim ter procedido. Na verdade a minha grande prioridade era poder usufruir a maior parte do tempo que não estava trabalhando, com a minha família.
 
As filhas foram crescendo e cada vez mais exigiam mais atenção, cuidado e sobretudo carinho e amor. Então foi isso que me predispus a fazer. Sem lamentações e sim com um enorme prazer. Nada me fazia mais feliz que estar ao lado das pessoas que eu tanto amava.
 
Depois veio a separação matrimonial. Isso é um capítulo a parte!!!
 
Contudo, com a separação, acabei tendo mais tempo para cuidar de mim (não que eu não cuidasse. Não me entenda errado!)
 
Então, aos 41 anos de idade resolvi prestar vestibular para Licenciatura em Matemática. Finalmente, depois de tanto tempo e com a idade, não nas melhores condições, ingressei na Universidade de Pernambuco (UPE). Passei a dividir os bancos escolares com adolescentes, que tinham idade de serem meus filhos. Até mesmo alguns professores eram bem mais novos do que eu.

Mas isso não me importava, nem me fazia sentir diminuído. O que realmente importava era que finalmente eu estava realizando o meu sonho de criança.

Ainda estou no segundo período. Muita água ainda vai rolar embaixo da ponte, mas já estou com um novo sonho: LECIONAR MATEMÁTICA NUMA UNIVERSIDADE.

Não sei quando isso acontecerá, mas sei que sou perseverante e que sempre correrei em busca de alcançar os meus objetivos, custe o tempo que custar. Se conseguirei? Só o tempo poderá responder...

Agradeço ao Deus Todo-Poderoso, por ter me ajudado até aqui nessa empreitada, pois sei que sem Ele nada disso teria sido possível.
 
E se você tem um sonho, não desista! Corra atrás do que você realmente quer! Dizem que o mundo conspira a favor daqueles que buscam incessantemente e que fazem a sua parte!

5 comentários:

  1. Vc realmente é um cara incrivel... tenho certeza que vai realizar seus sonhos, pq vc e um cara percerverante, sonhador e lutador.E tenha certeza que estarei aqui na torcida sempre, para que aconteça sempre o melhor em sua vida e principalmente o que te faça mais feliz...
    bjos..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Desejo o melhor para a sua vida e para a sua família. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em ler seu depoimento. Meu marido também abriu mão de muitos sonhos e muitos desejos em função da família, dos filhos que foram chegando e da mãe deles. Quando os meninos nasceram, ele era um cara muito jovem e foi adiando os planos que tinha antes de casar para quando os meninos crescessem. Ao longo do tempo, veio a separação, as pensões alimentícias, a reconstrução de toda uma vida material que ficou para trás [ele deixou tudo para a ex mulher e para os filhos e teve que recomeçar do zero], e muita força de vontade. Hoje, com os meninos adultos, ele voltou a estudar, pretende fazer um mestrado e dar aula na universidade assim que se aposentar na empresa que trabalha. Eu dou a maior força, e sei que ele conseguirá. Ficarei aqui na torcida por você também! Força, disciplina, determinação e perseverança! Você é militar, então sabe mais do que ninguém. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Obrigado pelas palavras. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza de que você conseguirá alcançar mais esse objetivo em sua vida..além de vc ter potencial para isso, vc merece e Deus sabe disso.
    O universo conspirará a seu favor.
    Beijus

    ResponderExcluir