sábado, 14 de agosto de 2010

Estou Sofrendo de Amor!

Quem nunca pronunciou a frase: "estou sofrendo de amor"? Será que é mesmo possível sofrer por amor ou de amor? Eu mesmo já me peguei diversas vezes dizendo isso.

Mas o amor não foi feito para se sofrer. Amor é partilhar com o outro; é dividir experiências; é somar aprendizados; é diminuir dificuldades, é multiplicar alegrias; é potencializar emoções agradáveis, é calar-se quando se tem vontade de dizer um monte de coisa...

Hoje, eu percebo que quando eu dizia sofrer por amor, na verdade, eu estava sofrendo com a minha baixo auto-estima; com a minha dificuldade em lidar com a rejeição e a perda e; com o orgulho ferido.

Contudo isso não tem nada a ver com amor! E sim com falta de amor. Falta de amor próprio!!!

Essa maldita falta de amor próprio fazia eu me sentir um nada, pequeno, a mais feia das criaturas, desinteressante e com menos inteligência que todos os demais. Mas falta de inteligência mesmo, era não perceber que eu não estava agindo de maneira lógica e sim me auto-destruindo.

Nada do que as pessoas me dissessem faziam o menor efeito. Pra mim nada fazia sentido. Nem mesmo a vida! Acho até que eu nem as ouvia. Entrava por um ouvido e saia pelo outro.

Existem milhares de definições de amor. Muitos poetas escreveram sobre o amor. Muitos cantaram o amor e até a falta dele...

Mas a definição que mais me agrada vem da Bíblia Sagrada, na primeira carta escrita ao Coríntios, no capítulo 13, dos versículos de 4 a 8, que diz assim:

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais se acaba..."

Nesse tipo de amor não cabe o "eu" e sim o "nós". O egoísmo, o orgulho, a presunção, a vaidade, a mentira, a falsidade e a soberba não podem habitar num coração que ame desta maneira.

Claro que cada um tem a sua opinião sobre sofrer por amor, mas para mim isso não passa de uma maneira doentia de ver a pessoa amada. Doença essa, que distorce a realidade, como uma janela embaçada, que nos dá uma percepção errada ou equivocada.

Falando assim parece fácil, mas não existe a tal "fórmula do bolo". Mas o que me ajudou a ser curado foi primeiro me predispor a conversar sobre isso com pessoas amigas e de confiança e a segunda foi (re) aprender a me amar, como se eu fosse a pessoa mais importante para mim mesmo (e hoje eu creio que sou).

Não posso ser responsável por alguém que não me amou. Ninguém pode fazer o outro amá-lo! Eu somente sou responsável por mim mesmo e pelos meus sentimentos.

Se não fui amado, não posso culpar o amor, nem muito menos atribuir-lhe a causa do meu insucesso. Sendo assim, não posso sofrer por amor.

Curado e recuperado, finalmente estou livre para amar e ser amado.

8 comentários:

  1. Bonito texto. Gostei. Já sofri por amor não correspondido. Todas as vezes que isso aconteceu, percebi que eu estava idealizando uma pessoa que não existia...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua conquista... te desejo muita felicidade...vc merece...bjs...vc é um cara muito especial, não só p vc mesmo RS.. tenha certeza disso.

    ResponderExcluir
  3. Kilson, te achei atraves do se comentario no blog da Beth Blue e passei aqui pra te dar um alo. Olha, nao devemos sofrer mais do que o necessario. Auto-estima bem equilibrada e vamo que vamo !

    ResponderExcluir
  4. Anita, fique a vontade! Seja bem-vinda para dar sempre uma passadinha. Fico muito feliz com a sua visita. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Valéria, o problema de idealizar é que a gente acaba criando expectativas em cima do que não existe e consequentemente passamos a viver uma fantasia.
    Abraços amiga

    ResponderExcluir
  6. Angela, muito obrigado pelos seus comentários.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Belo texto. Também acredito que sofremos pelas expectativas que criamos. Some-se a isso o idealismo romântico que faz com que as pessoas pensem que realmente é bonito sofrer por amor. Sofrer por amor é solitário e desnecessário.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns , o amor é realmente alvo de definição distorcidas. Só as experiências nos trazem a maturidade necessaria para entender a complexidade do mundo, e da nossa própria alma.

    ResponderExcluir