terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quanto custa?

Depois de ler o Post da nossa querida amiga Labelle, do Blog Mulher de 30 Anos [e mais alguns], fiquei ainda mais reflexivo, com relação ao preço que devemos pagar para termos "algo" que desejamos.

Inicialmente iria postar apenas um comentário no Blog dela, mas depois, vendo que ficaria muito grande, resolvi colocar em forma de post aqui mesmo.
De prímicia, amiga Labelle, eu gostaria de te dizer que concordo contigo em gênero, número e grau. Sempre temos que pagar o preço por algo, assim como acontece nos supermercados. Inclusive quem me conhece sabe que digo isso praticamente todos os dias. E mais, sempre complemento dizendo que não se pode ter tudo! Pra se pegar algo na prateleira, temos que abrir mão de outra coisa, que talvez em outra época, também fosse importante tê-lo. Só desocupando pelo menos uma das mãos, estaremos livres para pegar outra coisa ou corremos o risco de deixar cair no chão as duas coisas, perdendo assim as duas. Assim, não teremos nem uma nem outra.

Mas tudo isso me remete a fazer alguns questionamentos. Aquilo que queremos vale o preço que está sendo cobrado? Temos realmente aquele valor para pagar? Estamos dispostos a pagar aquele preço "sugerido" ou "exigido"?. Caso tenhamos o valor a ser pago, estejamos dispostos a pagar aquele preço...será que aquilo fará bem a nossa saúde física e mental?

Algumas compras são realizadas pela internet. O produto nos parece perfeito e o preço parece ótimo, mas quando recebemos o produto, não era bem aquilo que esperávamos. Noutras situações, sequer recebemos o produto, nem o dinheiro de volta. Prejuízo total!
Também têm aquelas situações em que o produto adquirido pela rede mundial é ainda muito melhor do que imaginávamos e talvez até estivéssemos dispostos a pagar um preço mais elevado, caso tivéssemos comprado em uma loja.
Contudo, quantas vezes não compramos gato por lebre? Aquele carro lindo, mas que uma semana depois descobrimos que estava "armadilhado" e o motor está prestes a bater. Aquele ingresso para o show que tanto sonhávamos em ir e nunca chegou ou até chegou uma semana depois da realização do show. O creme para pele que prometia milagres, mas não passa de mais uma farsa da indústria de cosméticos...
Sabe amiga, algumas vezes o prejuízo pode ser irreparável. Não há PROCON que dê jeito. Como você muito bem colocou pode ser um emprego, noutras pode até custar a nossa liberdade ou nossa vida. O que vale um preço tão alto?
Tragédias acontecem todos os dias porque muitos de nós, às vezes, por uma visão equivocada, não está em condições de avaliar o real preço que está sendo cobrado. Será que este preço não está superfaturado? E quais os juros embutidos, no caso de uma compra em longo prazo?
Se por vezes somos compradores, em outras somos vendedores dos nossos produtos. Mas será que os nossos compradores não estão pechinchando demais pelo que temos a oferecer? Será que não estamos vendendo por um preço bem abaixo do valor de mercado?
E o que dizer daqueles que, assim como acontece nas lojas e supermercados, não estão dispostos a pagar absolutamente nada e simplesmente nos assaltam, quando nem bem esperamos?
É amiga...é maravilhoso quando a troca é justa para ambos os contendores que estão na negociação. Aquela transação em que os dois lados ficam ou saem satisfeitos, por ter havido justiça naquela permuta (ou será que poderíamos chamar isso de escambo?).

Hoje, eu aprendi uma coisa importante. Aprendi a colocar tudo nas mãos de Deus. Quando assim o faço, primeiro eu fico mais tranqüilo, por saber que não pode estar em mãos melhores; segundo porque fico com as minhas mãos livres para fazer outra coisa que não poderia fazer se estivesse com as minhas mãos ocupadas.

Amiga Labelle, obrigado por me permitir pensar um pouco mais sobre esse assunto e por poder expor o meu pensamento.

Referência: http://mulher-de-trinta.blogspot.com/2010/08/microeconomia-pequenas-licoes.html

2 comentários:

  1. É, Kilson.......

    A vida é feita de escolhas.... Em muitos momentos as escolhas são as mais acertadas, mas nem sempre a gente acerta. No instante em que percebemos o que realmente é importante e vale à pena, bingo! Enquanto não sabemos, não nos resta outra alternativa a não ser, continuar escolhendo.

    Muito boa a sua reflexão! Fique à vontade para comentar lá no blog e abrir uma discussão boa sobre o tema! Suas opiniões são sempre muito interessantes! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. A sua opinião é muito importante para mim também, até porque sou "calouro" nesse negócio de blog. rsrsrsrs

    ResponderExcluir