sábado, 6 de novembro de 2010

O Valor de um Abraço

 
Vendo uma reportagem no Globo Repórter de hoje me despertei para o valor de um abraço.
Essa reportagem da Globo me fez lembrar de uma outra que vi há muito tempo que falava que os americanos estavam pagando pra irem em uma espécie de consultório, em que as pessoas pagavam um determinado valor, para simplesmente, se abraçarem, sem nenhuma conotação sexual ou de "pegação".
Eu vejo isso como uma carência do nosso século. As pessoas, de um modo geral estão tendo dificuldades de trocar afetos e até um simples abraço, sem "terceiras" intenções.
Outro dia, uma amiga se queixou de que se vai para uma festa e se aceitar dançar com um rapaz, ele já tenta lhe beijar, como se isso fizesse parte de um ritual – dançou, tem que beijar.
Existem tantas formas de se abraçar uma pessoa. A gente pode abraçar um amigo ou uma amiga; pais e filhos podem se abraçar; namorados e até maridos e mulheres podem trocar abraços, simplesmente para trocarem calor, energia e um pouco de sentimento.E o que dizer daquele abraço recebido de nossos avós?
E como um abraço pode nos fazer bem, inclusive para a saúde fica e mental. Será que as pessoas não percebem isso?

Na reportagem de hoje, no Globo Repórter, me surpreendi com uma mulher que criou uma máquina do abraço. Nesta engenhoca, a mulher puxava duas cordinhas, que faziam com que duas tábuas, acolchoadas se  fechassem, simbolizando um abraço e ali ela ficava por cerca de 20 minutos. Será que não seria mais fácil ela procurar outras pessoas para trocar abraços calorosos?
Eu sou suspeito para falar de abraço, já que adoro abraçar as minhas amigas e os meus amigos, além de dizer o quanto gosto deles e o quanto eles são importantes para a minha vida. As vezes abraço até uma senhora desconhecida que talvez eu nunca mais vá ter outro contato com ela, pois sei que isso vai fazer muito bem a ela e muito mais bem para mim mesmo.
Tudo bem...podem me chamar de pegajoso! Eu não me importo!
Destaco aqui o abraço da minha filha caçula, Renata, que costumo dizer que é o abraço mais gostoso do mundo. Ela dá um abraço forte (tipo quebra costelas), que nos passa uma felicidade indescritível.
Tem coisa mais gostosa que um abraço? No abraço os corpos se fundem num só, como se fôssemos uma única pessoas.
O abraço pode ser simplesmente silencioso, ode por se só transmite-nos uma mensagem singular e inesquecível.
Mesmo quando o abraço é tido como um "abraço de tamanduá" (aquele abraço falso), ainda assim eu considero extremamente válido, pois pode ser transformado, aos poucos, num abraço verdadeiri, cheio de afeto, sinceridade e amor.
Mesmo no meu ambiente de trabalho, em que ainda existem alguns tabus, pois a maioria é de homens, eu não me furto em abraçar os meus subordinados ou até mesmo superiores (quando me permitem), para expressar a minha solidariedade, em momentos em que sinto que eles estão passando por um momento difícil. E não me arrependo de agir assim. Em nada isso tem afetado a minha sexualidade (hetero), que é bem resolvida.
Existem diversas oportunidades em que podemos dar um  abraço: nos momentos felizes; nos momentos tristes e entre lágrimas; em momentos de extremo amor e até mesmo quando não tem nenhum motivo aparente. 
Lembro-me de uma passagem em que estávamos passando por um "chek point" de guerrilheiros da UNITA, em território angolano, em 1995 (quando estávamos em missão de paz), em que houve certo atrito entre soldados guerrilheiros e soldados que estavam sobre o meu comando. Naquele fatídico momento a situação ficou tensa e quase o soldado angola disparou um fuzil, na direção de um dos militares. Ao perceber a situação, eu fui até aquele militar exaltado e lhe dei um abraço, dizendo-lhe que na realidade nós éramos todos irmãos e que não havia motivos para desagravo.
De imediato, ele abriu um largo sorriso e retribuiu o meu abraço e saímos conversando, deixando sem sentido toda aquela animosidade desnecessária. Foi um alívio geral para toda a nossa tropa ali presente.
Por todos esses motivos, eu convido e porque não dizer, intimo, a todos a se predisporem a abraçar pelo menos uma pessoa todos os dias e tentar melhorar a saúde física, emocional, mental e psicológica de todos nós que estaremos engajados nesse processo.
Se possível, relate alguma experiência sua, em que um simples e singelo abraço foi fundamental para resolver ou pelo menos aliviar uma situação tensa e a demonstração de amor ao próximo, partindo de você ou de outra pessoa.


(Kilson N. Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário