segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Palavras Cruzadas da Vida


Alguém disse um dia, que o ser humano tem uma tendência natural de preencher espaços vazios. Quem disse isso não é o mais importante. O importante é que eu tenho que concordar com ele.

Em casa, basta que eu veja um potinho vazio, que já penso no que ele poderá ser útil para colocar alguma coisa dentro.

Isso não vale só para objetos. Na nossa vida isso também é válido. Vivemos procurando preencher as nossas vidas com algo. Algumas vezes podemos buscar coisas boas, noutras acabamos buscando coisas que não seriam tão bem aceitas pela maioria da sociedade.

Não quero fazer um juízo de valores, até porque em alguns momentos da minha vida, recorri a coisas fúteis, na tentativa de preencher os meus vazios interiores e não me arrisco a dizer que ainda não o faça.

Assim podemos preencher alguns vazios de nossas vidas no trabalho, numa paixão, numa religião, na companhia de amigos, na busca de dinheiro e poder. Mas também podemos buscar em relacionamentos efêmeros, na ingestão de bebidas alcoólica e até mesmo no consumo de drogas lícitas ou não, compras excessivas e compulsivas, num casamento etc

A nossa vida é como uma palavra cruzada em que temos que sair preenchendo quadrinhos em branco, para encontrar as respostas. E, como nas palavras cruzadas existem níveis fáceis, médios, difíceis e dificílimos.

Normalmente, começamos a resolver uma palavra cruzada respondendo as perguntas que julgamos mais fáceis ou que já sabemos as respostas. A partir delas, as outras mais difíceis vão se decodificando ou nos trazendo a luz a resposta correta.

Algumas vezes conseguimos resolver uma página da cruzada com mais facilidade e rapidez, noutras enganchamos em alguma pergunta e aí é que começa a esquentar a cabeça.

O mais importante nessas horas é não desistir. Buscar sempre descobrir a resposta correta e completar aquela página para podermos seguir para outra.

Nem sempre conseguiremos resolver sozinhos, mas podemos recorrer a amigos que possam nos ajudar.Tentar resolver sozinho, pode até dar certo, mas com certeza, com a ajuda de outras pessoas essa tarefa poderá ser facilitada.

Na vida também é bem semelhante. Para chegarmos à algumas respostas, precisamos recorrer a amigos e até mesmo profissionais que podem nos ajudar. Esse profissional pode ser um médico, um psicólogo, um psiquiatra, um padre, um pastor (ou qualquer outro líder religioso).
Negar ser ajudado demonstra orgulho e esse não leva ninguém para frente.

O bacana de tudo isso é perceber, que na vida, assim como nas palavras cruzadas, não existe um nível impossível. As respostas podem, eventualmente, não nos agradar num primeiro instante, mas conseguiremos chegar a elas.

Não importa qual a lacuna que eu ou você estejamos buscando preencher. O importante é que não desistamos nunca e que tenhamos sempre em mente que podemos contar com a ajuda de outras pessoas.

(Kilson N. da Silva)

10 comentários:

  1. Nada é impossível, realmente. Lhe confesso que muitas palavras cruzadas deixei sem solução pelo caminho. Faz parte.

    ah! Kilson, você está seguindo o meu blog? é que não tenho certeza se é vc na foto, chamado Kilnasil...rsr

    inté

    ResponderExcluir
  2. Diu, eu tb deixei alguma palavras cruzadas incompletas no meio do caminho, principalmente por ser orgulho e me negar a pedir e/ou aceitar ajuda de outras pessoas, sejam amigos ou profissionais.
    Hoje, eu descobri o quanto é bom contar com essas ajudas, incluvi de profissionais da área.
    Sim, eu estou seguindo o seu blog. kilnasil, sou eu. Não entendo, pq tem horas que aparece o meu nome e em outras o meu e-mail. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu paralelo.Posso dizer que só no ano passado( ou seja, aos 35 anos) encontrei respostas para lacunas que existiram a minha vida inteira! rsrsr( não é mole não...)Quando descobri essas respostas, passei uma semana chorando- de alegria!
    Ainda busco algumas repostas para algumas lacunas- mas esse ano entendi que o segredo é não ter pressa de responde-las nem de preenche-las. Uma parte, vou descobrindo sozinha. A outra parte, pessoas com quem convivo me ajudarão a preencher( como foi ano passado)- e uma outra parte´, o tempo ajudará a encontrar a resposta...
    beijos e parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  4. Seu texto foi um presente pra mim! Não sei nem o que dizer... Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Labelle, Confesso que quando comecei escrever neste, Blog, por acaso, como comentei num dos primeiros textos, achei que ninguém o leria.
    Escrevia apenas para colocar algumas coisas minhas para fora.
    Contudo, só pelo que vc me escreveu, vejo que já valeu a pena!
    Fica com Deus! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Valéria, eu ainda tenho muitas respostas a serem encontradas e vazios a serem preenchidos, mas é aí que reside a beleza da vida...vencer os constantes desafios que ela nos impõe.
    Obrigado pelos comentários!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Caro Kilson:
    Hoje ao ''tentar retomar'' minha vida ao normal,e como de costume, não pude deixar de acessar o seu blog.
    E mais uma vez pude apreciar a postagem de mais um belo texto.
    De fato temos muitas lacunas a preenchermos em nossas vidas, assim como nas palavras cruzadas. Mas como diz a Valéria, algumas partes, precisam de tempo para que possamos encontrar a resposta certa.
    Beijus

    ResponderExcluir
  8. Jô, como eu falei, eu também ainda tenho muitas lacunas a serem preenchidas. As respostas, as vezes, a gente a encontra, mas nem sempre nos agrada.
    Obrigado por tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Kilson. Espero que um dia eu consiga achar dentro de mim o conteúdo para esses vazios... Não como forma de me isolar do mundo, mas como forma de estar plena para me oferecer a ele. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Faço votos que vc realmente os encontre o mais rápido possível. Mas não fique tão preocupada com isso. Vá vivendo cada dia como se fosse único e quando vc menos esperar, se dará conta de que encontrou aquilo que sempre procurou.
    Obrigado pela visita e pelo cmentário.
    Beijos

    ResponderExcluir