domingo, 12 de setembro de 2010

Coração de Tinta

Invariavelmente os filmes têm o poder de mexer comigo. Eu entro dentro deles como se fosse um personagem ocular a presenciar cada ato ali realizado. Fico me perguntando durante a projeção, como eu faria em determinadas ocasiões, se eu fosse esse ou aquele personagem. Eu sinto cada emoção, cada dor, cada lágrima que rola e sorrio, compartilhando com a felicidade deles, revolto-me com as injustiças cometidas e vibro quando a justiça é finalmente feita.

Assistindo o filme "Coração de Tinta", que conta uma estória de um homem que tinha o poder de retirar os personagens do livro que ele lia, mesmo que não desejasse fazer isso.

Alguns personagens deste livro eram malvados e queriam assumir o poder, mudar as suas histórias de vidas (fazer diferente do que estava escrito pelo autor) e não mais voltarem para o livro.

A solução encontrada para que eles não atingissem os seus intentos malvados, foi reescrever algumas páginas daquele livro e mudar o final, inclusive transformando personagens maus em pessoas de bons corações.

Isso me fez lembrar da nossa história de vida, em particular a minha. Eu sei que não podemos simplesmente reescrever as páginas das nossas vidas que foram vividas, nem podemos ficar fantasiando que coisas ruins não nos tenham acontecido. Mas o nosso livro ainda não está concluído. Nada é, ainda, definitivo!

Muitas páginas ainda serão escritas e de certa forma, somos autores de nossas próprias histórias. Se não podemos mudar o que aconteceu no passado, pelo menos temos a certeza de que, a cada nova página escrita, podemos mudar o final do livro da nossa vida.

Nessas novas páginas podemos colocar um pouco mais de humanidade; uma boa dose de compreensão; amar com mais intensidade; perdoar outras pessoas e até a nós mesmos.

O importante é entender que não precisamos continuar contando a mesma história. Não precisamos reescrever toda a história desde o início. Apenas precisamos, sob um novo enfoque de vida, escrever páginas diferentes daquelas que percebemos que não está dando certo.

Há necessidade de entendermos que as outras pessoas também têm essa oportunidade de começar a escrever novas laudas diferentes das que escreveram até hoje e que para que eles possam fazer isso, precisamos lhes dar um voto de confiança.

Todos nós precisamos de uma segunda chance para mudarmos o que não esteja indo bem. Se queremos isso para nós mesmos, porque negarmos essa nova oportunidade aos outros?

Temos mais é que torcer para que essas pessoas mudem e se tornem melhores. Sentimento de vingança não vai ajudar em nada. E olhem, que quem está aqui escrevendo é uma pessoa que precisa mudar muito nesse aspecto, pois sou uma pessoa extremamente rancorosa e vingativa.

De maneira nenhuma eu estou falando de um mundo utópico, onde não haverá tristeza e nem problemas, mas que podemos e devemos lutar para que tanto nós, quanto aqueles nos cercam, tenham uma qualidade de vida melhor.

Não posso fazer absolutamente nada pelo que fiz de errado no meu passado, a não ser pedir que me perdoem. Contudo, com certeza tenho tentado e continuarei tentando escrever páginas diferentes na minha vida, que é rápida e passageira e torcer para que o meu coração ganhe um colorido novo.

Certamente contarei com a tinta da esperança.

3 comentários:

  1. Adorei o paralelo que vc fez com a vida real. Comecei a reescrever a minha historia( como vc diz) no ano passado, e estou adorando a historia atual- nunca estive tão bem. Acho que quando eu estiver bem velhinha, vou querer reler e me recordar desses " capitulos" que tenho vivido... rsrsrsr!! beijos e otimo domingo ;)

    ResponderExcluir
  2. Se você gostou do filme, tenho certeza de que gostará muito do livro! Sobre mudanças.......... Não sei, nem quero tirar suas esperanças, mas por esse caminho que percorri e estou percorrendo, nunca vi ninguém mudar. Pode até surgir alguma boa vontade, podem modificar algum ponto de vista, mas mudar na essência, está aí uma coisa que eu quero ver.... Não acredito nisso não...

    ResponderExcluir
  3. Valéria, eu acho que sempre há tempo de se buscar melhor alguma coisa que a gente acha que não está indo bem com a gente. Só que muitas vezes a gente erra tentando mudar o outro. Se já é tão difícil mudar a nós mesmos, imagina mudar o outro! Fico feliz de saber que vc está escrevendo novas páginas que estão te deixando feliz. Beijos


    Labelle, talvez a essência seja mesmo complicada de ser mudada. Mas eu ainda acredito que o ser humano pode e deve buscar sempre melhorar. Não para agradar aos outros, entende? Mas para que possamos ser mais felizes conosco mesmo. E Deus sempre nos dá uma nova oportunidade a cada amanhecer. Beijos

    ResponderExcluir