quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Não é um privilégio seu, nem meu. Com a aproximação do fim do ano, muitas pessoas tendem a ter, em algum nível, a chamada "Depressão de Fim de Ano".

Por que isso acontece? Com o fim de qualquer período é natural que façamos um balanço de tudo que nos aconteceu. Nessa auto-avaliação, às vezes, chegamos à conclusão de que estamos solitários; que perdemos alguém querido; quando estamos acompanhados, achamos que poderia ter sido melhor ou até que estamos insatisfeitos com esse relacionamento; no campo profissional, podemos chegar verificar que não atingimos os objetivos traçados no início do ano ou que poderíamos ter produzido muito mais e melhor.

Tudo isso é inevitável. Contudo não há motivo para desespero. Transforme "o seu limão numa limonada"! Procure transformar esses aparentes insucessos, numa mola propulsora que o lance para frente e não numa âncora que lhe prende ao passado.

O fim do ano não é o fim de tudo. É apenas um "pit stop" para que possamos refletir sobre tudo que nos aconteceu num determinado espaço de tempo. A vida continua e muitas coisas ainda estão por acontecer em nossas histórias.

Vamos traçar novos objetivos e metas desafiadores, pertinentes e atingíveis . Erga a cabeça e olhe para frente! O que aconteceu no ano passado, a gente não pode fazer mais nada. O ano anterior servirá apenas como parâmetro para o futuro. Servirá como lições aprendidas.

A mídia, nos apresenta uma pseudo-felicidade coletiva que nos faz sentir como um peixe fora d’água. A sensação é que todo mundo está feliz, menos a gente. Isso nunca foi e nunca será uma verdade, até porque a felicidade, não é algo estática. Estamos sempre buscando coisas novas que nos faça felizes. É plenamente normal essa sensação de vazio que nos acomete.

Repito: essa sensação não é um privilégio seu, nem meu!

O mais importante é que a gente, nesse momento, não se isole do mundo e das pessoas. Atitudes do tipo: desligar o celular ou não atendê-lo; desligar o computador; ou se isolar em casa, em nada irá adiantar. Pelo contrário, procure se confraternizar com pessoas queridas. Procure ver o quanto você é tão normal quantos as demais pessoas!

No mais, desejo a todos os meus amigos, um feliz ano novo e que as novas metas e os novos objetivos hoje traçados, possam ser atingidos em 2011.
(Kilson N. da Silva)

2 comentários:

  1. belo texto. esse é um ano em que não to sofrendo dessa depressão de final de ano... foi um ano feliz. mas tbem não vejo razões pra ' comemorar', sempre fui meio avessa a reveillon e a frases do tipo ' ano novo, vida nova', nunca acreditei nisso... um dia vou passar o ano novo sozinha, num lugar deserto, onde ninguem me conheça... rsrsrs!!! sem festejos e sem fogos de artificio....
    beijão:))

    ResponderExcluir
  2. Caro Kilson:

    Concordo quando diz que o fim de ano é apenas um ''pit stop''para que possamos refletir. A partir desse balanço, planejamos nosso futuro. Entretanto tenho impressão de que a sociedade de uma forma geral valoriza tanto essa data, como se uma simples transposição de data fizesse toda a diferença na vida da pessoa.
    No meu trabalho, no meu grupo de amigos, entre outros o que mais ouvia no final do ano era: "No ano que vem vai ser diferente!!
    No ano que vem vou parar de fumar!!
    No no que vem vou parar de ser ansioso!!Vou gastar menos!!Vou fazer atividade física!!Vou emagrecer!!Vou parar de brigar com meu marido por bobeira.etc...
    Caracas!!!Acho de grande valia tudo isso, e como os demais faço planos para o ano que se inicia também. Todavia eu questino alguns planos como: Por quê esperar chegar o novo para parar de brigar com o marido??Por quê esperar chegar o novo ano para gastar menos?? Por quê não começar agora???OPs.....parei....rsrsrs..
    Sei lá, acho que sou muito imediatista. Na verdade deveria ser como ELES, talvez assim fosse mais leve....rsrsrs...
    Bem quanto ao papel da mídia no sentido de criar uma pseudo-felicidade global, você bem conhece a minha Teoria de Felicidade...

    Meu querido,mais uma vez, aproveitando o ensejo, desejo que o balanço do ano anterior seja para você uma mola propulsora no sentido de realizar seus novos objetivos nesse ano que se inicia..
    Feliz 2011

    Beijus
    Saudades

    ResponderExcluir