quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pau que Nasce Torto, até a Cinza é Torta?

Eu procuro acreditar que o ser humano é capaz de melhor. Ninguém precisa ser ruim a vida toda. Mas será que isso é mesmo verdade?

A operação conjunta entre as policias militares, policias civis, policia federal e Exército, no Complexo do Alemão recebeu total apoio de população da cidade do Rio de Janeiro e de todos os brasileiros. Viu-se a população inclusive aplaudindo a chegadas das tropas. Policiais davam testemunhos do orgulho que sentiam por estar participando de uma missão tão bem sucedida e com o reconhecimento de todos. Estavam finalmente recebendo o devido reconhecimento pelo seu trabalho.

Contudo, hoje, lendo uma reportagem que falava sobre as apreensões no Complexo do Alemão, qual não foi a minha surpresa ver que todo o efetivo das Polícias Militares e Civis juntas (1600 homens), não apreendeu nenhum valor em dinheiro. A Polícia Federal com um efetivo de 300 homens apreendeu 39.850 reais e o Exército, com 800 homens, apreendeu cerca de 106 mil reais. Desse montante apreendido pelo Exército, apenas 75,1 mil reais foram registrados na Delegacia (e os outros 31 mil, onde foram parar?).

Pesa ainda sobre os policiais a suspeita de terem desviado drogas e armamento apreendidos e facilitação de fuga dos traficantes que ali estavam. Ontem foi "descoberto" um túnel que possivelmente os traficantes tenham se evadido. Será que a polícia só teve conhecimento daquele local ontem? Será que eles já não sabiam e deixaram de verificar, simplesmente para dar cobertura à fuga? São apenas especulações minhas e talvez da maioria da população brasileira.

O medo que eu tenho é que essa operação não seja mais um "fogo de palha", assim como foi a Operação Eco 92, em que a Polícia Militar e o Exército ocuparam e fizeram uma limpa nos principais morros do Rio de Janeiro e em pouco tempo o tráfico tomou conta novamente. Naquela oportunidade, a população das comunidades também aplaudiu a operação realizada, mas em pouco tempo já estava expulsando os militares ali presentes.

Será que a população não vai acabar sentindo falta dos traficantes em suas comunidades? Sim, porque de uma forma ou de outra, os traficantes acabam fazendo o papel que caberia ao estado de cuidar da saúde, educação, emprego e segurança. Segurança? Sim, pois quem é que protege a comunidade de outras facções criminosas?

Eu prefiro e preciso acreditar que um dia ainda vamos ver a paz reinando nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, promovida pelos nossos órgãos de segurança pública.

Ou será que pau que nasce torto, até a cinza é torta?

Referência: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/838860-seguranca-do-rio-apura-desvio-de-armas-e-drogas.shtml

Um comentário:

  1. Apenas um comentário: estamos passando por isso agora devido principalmente à corrupção dos policiais que fornecem armamento pesado aos bandidos... Agora aguenta!

    ResponderExcluir