domingo, 25 de julho de 2010

Celebrando a Vida!


Hoje eu acordei com um desejo estranho de celebrar a vida.
Tudo pode parecer ruim na vida da gente, mas é a nossa vida.
Pode-se ter um problema de saúde;ou na família; ou no trabalho;ou na igreja; ou com o (a) namorado (a); etc, mas o que isso importa? O que realmente importa é que se está VIVO e que quando se está vivo tudo pode acontecer inclusive ser feliz! Só não tem jeito mesmo é pra morte! Aí sim, as esperanças vão pelo ralo, vão por água abaixo; é como um rio que morreu e nele não pode mais haver vida!
O meu coração bate mais forte do que nunca! Minha respiração...sim a minha respiração até acelera PENSANDO...O sangue corre em minhas veias! Cada órgão meu funciona perfeitamente (coração, pulmão...). Encho os pulmões de ar e grito: OBRIGADO DEUS PELA VIDA QUE O SENHOR ME DEU!
Hoje está fazendo uma lua linda! A lua dos apaixonados, a lua que por muito tempo foi objeto de desejo de todos, principalmente dos que se enamoram. Ela que sempre inspirou poetas. Dos que entre beijos e abraços celebram comigo o privilégio de gozar a vida.
Os problemas vêm e vão! Sempre foi assim! Mas depois que se perde a vida, nada mais é possível se fazer.
Mas viver é muito mais que respirar e ter um coração. Viver é manter sempre acesa a esperança de que dias melhores virão. Viver é poder sonhar com o (a) amado (a); é poder sentir aquele frio na espinha quando se recebe um cheiro no cangote daquela pessoa que se ama; viver é se pegar sorrindo (pasmem...sozinho) lembrando de uma situação engraçada que só você ou ele (a) sabem; viver é receber aquele abraço caloroso do seus filhos; viver é dar um beijos nos seus pais, que você não ver há muito tempo.
Viver é poder fazer loucuras por amor; é poder se dar o luxo de ser chamado de louco.
Sabe de coisa interessante que eu descobri? Deus ama os loucos!
Vou explicar! O que você acharia se de repente se deparasse com um mar a sua frente e alguém lhe desse a ordem para que continuasse marchando em frente? Só um cara muito louco prosseguiria. Como você reagiria se recebesse ordem de Deus para executar o seu próprio filho? Mas Abraão iria cumprir a ordem de Deus, se não chegasse um anjo e o impedisse. Se você ouvisse dizer que uma mulher estéril ficaria grávida aos noventa anos (de um homem de cem anos)? Quem sabe alguém lhe dissesse, pode vim andando sobre a água! LOUCURA? Sim! Deus confiou nesses homens e mulheres, porque eles eram loucos o suficiente para acreditar que a vida tem sentido e que TUDO pode acontecer, inclusive o IMPOSSÍVEL!
Por que? Porque enquanto há VIDA, há ESPERANÇA!
Celebre comigo, no dia de hoje, a bênção de estar VIVO!

domingo, 18 de julho de 2010

TUDO DIFERENTE



Vou deixar aqui a letra de uma linda música interpretada pela bela voz de Maria Gadú. Quem quiser ouvi-la, pode acessar:
http://www.youtube.com/watch?v=YOQeod5d8Jo&feature=related

Todos caminhos trilham pra a gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu?
Eu ligo no sentido de meia verdade
Metade inteira chora de felicidade

A qualquer distância o outro te alcança
Erudito som de batidão
Dia e noite céu de pé no chão
O detalhe que o coração atenta

Todos caminhos trilham pra a gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, né?
Eu ligo no sentido de meia verdade
Metade inteira chora de felicidade

A qualquer distância o outro te alcança
Erudito som de batidão
Dia e noite céu de pé no chão
O detalhe que o coração atenta

Todos caminhos trilham pra a gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, né?
Eu ligo no sentido de meia verdade
Metade inteira chora de felicidade
 
A qualquer distância o outro te alcança
Erudito som de batidão
Dia e noite céu de pé no chão
O detalhe que o coração atenta

Você passa, eu paro
Você faz, eu falo
Mas a gente no quarto sente o gosto bom que o oposto tem
Não sei, mas sinto, uma força que embala tudo
Falo por ouvir o mundo, tudo diferente de um jeito bate


Todos caminhos trilham pra a gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu?
Eu ligo no sentido de meia verdade
Metade inteira chora de felicidade

A qualquer distância o outro te alcança
Erudito som de batidão
Dia e noite céu de pé no chão
O detalhe que o coração atenta

Maria Gadú
Composição: André Carvalho

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Juntos e Misturados


Um amigo recente (MEDEIROS) sempre que me cumprimenta, costuma dizer-me:  ESTAMOS AI! JUNTOS E MISTURADOS!” Eu sempre sorrio dessa frase, até porque eu sempre achava que era a mesma coisa.

Mas estive refletindo sobre isso. (novidade...eu refletindo sobre alguma coisa!) e cheguei a conclusão de que realmente existe uma diferença gritante entre estar simplesmente junto e estar junto e misturado. Estar junto e misturado é muito mais profundo.

Em alguns relatos Bíblicos podemos observar isso. Muitos acompanhavam, seguiam a Jesus (eles estavam juntos), mas apenas os apóstolos, realmente, estavam “juntos e misturado” com Jesus.

Estar “junto” é estar ligado a você; estar próximo de alguém. Muitas vezes essa aproximação é por curiosidade, por piedade, por inveja ou até mesmo para obter alguma vantagem pessoal.

No caso Bíblico, algumas pessoas estavam juntas a Jesus, porque estavam curiosas para saber como ele fazia aqueles milagres. Outras estavam querendo se valer daqueles milagres para resolver um problema seu, outras queriam, simplesmente, esperar um possível deslize de Jesus, para que pudesse julgá-lo e condená-lo.

Se observarmos no nosso dia-a-dia, também vamos perceber esses tipos de pessoas em nossa volta. Alguns como verdadeiros vampiros, querendo apenas sugar as nossas energias e por vezes até bens materiais ou alguma forma de prestígio. POBRE ALMAS!!!

Estar “junto e misturado” nos remete a algo muito maior e mais complexo. Significa que há um comprometimento, uma entrega, uma real preocupação em ajudar o outro e de ser ajudado também. O que há no “junto e misturado” é uma troca de carinho, amor e atenção. A empatia é aqui personificada e materializada.

Uma música faz a seguinte pergunta: “QUEM DISSE QUE PRA TÁ JUNTO, PRECISA TÁ PERTO?” Isso também é verdadeiro! Pra estar “junto e misturado”, não carece de uma presença física. Pode ser um telefonema, um bilhetinho deixado no criado-mudo antes de sair para o trabalho, um EU TE AMO , escrito com batom no espelho do banheiro. Pode ser um e-mail para uma pessoa querida que está distante fisicamente; um recadinho no Orkut; e até mesmo conversas à distância no MSN.

Muitas vezes podemos até estar no meio de uma multidão e ainda assim se sentir solitário, sozinho e desamparado.

Água e óleo podem estar no mesmo recipiente; estarão juntos, mas não estarão misturados. Nunca será uma mistura homogênea! Para se “misturar” exige uma predisposição para se doar, sem esperar nada em troca; exige empatia (se colocar no lugar do outro) sem cobranças ou julgamentos. Exige saber ouvir (com ouvidos interessados)

O mais importante não é o meio, nem mesmo o como, nem o porquê, mas, sobretudo, a intenção de se mostrar interessado; de se fazer presente e comprometido com o outro. Sentindo com ele, vivendo com ele, como se fossem uma única carne, um único espírito, uma única alma. Dizendo: ACONTEÇA O QUE ACONTECER, EU ESTOU AQUI CONTIGO! ESTAMOS JUNTOS E MISTURADOS!

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os amigos e amigas, que Deus tem me enviado, na sua benevolência e amor para comigo, por estarem sempre ao meu lado, seja nas horas alegres e de bonança, seja nas tristes e difíceis. MUITO OBRIGADO, AMIGOS!!!!

Meus verdadeiros e leais amigos: ESTAMOS E ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS E MISTURADOS!

Kilson Nascimento da Silva em 16/07/2010




domingo, 4 de julho de 2010

SOCORRO



Cássia Eller


Composição: Arnaldo Antunes/Alice Ruiz


Socorro, não estou sentindo nada

Nem medo, nem calor, nem fogo

Não vai dar mais pra chorar, nem pra rir

Socorro, alguma alma, mesmo que penada

Me entregue suas penas

Já não sinto amor, nem dor, já não sinto nada

Socorro, alguém me dê um coração

Que esse já não bate, nem apanha

Por favor, uma emoção

Qualquer coisa

Qualquer coisa que se sinta

Em tantos sentimentos

Deve ter algum que sirva

Socorro, alguma rua que me dê sentido

Em qualquer cruzamento, acostamento, encruzilhada

Socorro, eu já não sinto nada, nada

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nosso Maior Inimigo.



Há algum tempo atrás assisti a um filme muito interessante. Trata-se de Revólver (Revolver França/Inglaterra 2005), de Guy Ritchie.

Neste filme, podemos observar dois “gênios” (um exímio jogador de xadrez e o outro, um trapaceiro mestre), que manipulam um homem (Jake) que vive uma luta constante contra o seu pior inimigo – seu “eu” interior – seu ego.

No final do filme, vemos alguns relatos de alguns especialistas da personalidade humana (psicoterapeuta, psicólogos, e psiquiatras) e de alguns escritores. Achei essa parte muito interessante também

Resolvi extrair e destacar alguns trechos deste filme, que me encantaram sobremaneira. Leiam com atenção, pois traz-nos diversos ensinamentos para a nossa vida diária, salvo melhor juízo.

Um monólogo do personagem principal (Jake):

“Há algo sobre você mesmo que você não sabe. Algo que você nega existir. Até ser tarde demais para fazer alguma coisa a respeito.

É o único motivo pelo qual você levanta toda manhã. O único motivo pela qual você agüenta o chefe intragável, o sangue, o suor e as lágrimas. É porque você quer que as pessoas saibam o quanto você é bom, atraente, generoso, engraçado, maluco e inteligente. Tenha medo de mim ou me reverencie. Mas, por favor, me considere especial.

Compartilhamos um vício: a necessidade de aprovação. Todos nós queremos um tapinha nas costas e o relógio de ouro, o grito da torcida. Olha só o garoto inteligente com o brasão polindo o troféu. Continue brilhando diamante maluco! Afinal somos macacos de terno, implorando pela aprovação dos outros. Se soubéssemos disso, não faríamos isso tudo.

Alguém está escondendo isto da gente e, se tivéssemos uma segunda chance, você perguntaria: por quê?”.


ALGUMAS FRASES DO FILME:

“O inimigo se esconderá no último lugar em que você o procuraria”. (Júlio César 75 a.C.).

“A única maneira de se ficar mais esperto é jogando contra alguém mais esperto”. (Fundamentos do Xadrez, 1883).

“Primeira regra dos negócios: proteja seu investimento”. (Etiqueta do banqueiro, 1775).

“Não se evita uma guerra, ela só pode ser adiada em benefício de seu inimigo”. (Nicolau Maquiavel, 1502).

“Em cada jogo ou golpe, tem sempre um oponente, tem sempre uma vítima, o truque é saber se a vítima vai ser você, assim, você se torna o oponente”.

“Quanto mais sofisticado for o jogo, mais sofisticado é o oponente”.

“Quando o oponente é desafiado ou questionado, significa que o investimento da vítima, sua inteligência, é questionada, ninguém admite isso, nem pra si mesmo”.

“Quem pensa em perder quando está ganhando?”

“Se tem uma coisa que eu aprendi sobre especialistas é que eles não são especialistas. Se há uma regra, ela pode ser quebrada, se há uma lei, ela pode ser violada e, a partir de agora, eu vou quebrar todas as regras”.

“O único inimigo real que já existiu é eterno”. (Estrada para o suicídio, Pg.01, linha 01).

“Os amigos estão próximos, mas o inimigo está mais próximo”. (Estrada para o suicídio, Pg.01, linha 02).

“O ego é o pior dos trapaceiros em que podemos pensar, em que podemos imaginar, porque você não o vê”.

“O problema é que o ego se esconde no último lugar em que você procuraria: em si mesmo”

“Ele disfarça os pensamentos dele com os seus pensamentos e os sentimentos dele com os seus sentimentos. Você acha que é você”

“As necessidades das pessoas de proteger seus próprios egos não conhece limite. Elas mentem, roubam, enganam, matam, fazem o que for preciso para manter o que chamamos de fronteiras do ego”.

“As pessoas não têm idéia de que estão numa prisão, não sabem que há um ego, não conhecem a diferença”.

“Primeiro, é muito difícil para a mente aceitar que há algo além dela mesma. Algo mais valioso e mais capaz de discernir a verdade em si”.

“Na religião, o ego se manifesta como o demônio e, é claro, ninguém percebe o quanto o ego é esperto porque, ele criou o demônio para que você culpe o outro”

“Ao criarmos este inimigo externo imaginário, criamos um inimigo de verdade para nós mesmos e isto se torna uma ameaça real para o ego, mas isso é também criação do ego”.

“Não existe nenhum inimigo externo, não importa o que a voz na sua cabeça diga. Toda a percepção do inimigo é a projeção do ego como inimigo”.

“Nesse sentido, podemos dizer que cem por cento dos nossos inimigos externos são nossas criações”.

“O seu maior inimigo é a sua própria percepção, sua ignorância, o seu ego”.

“Use o inimigo que percebe para destruir o verdadeiro inimigo”..

“Lá, onde você não quer ir, é onde vai encontrá-lo. O que temer”?.

“Cuidado! Ele dirá: sou importante. Você não pode viver sem mim. Sou o seu melhor amigo. Eu sou você.”.

“O maior golpe que você já aplicou é fazer você mesmo acreditar que “ele” é você”.

“Escuta essa voz há tanto tempo que acredita ser sua”.

“Acredita que é seu melhor amigo”.

“Todos estão num jogo, mas ninguém sabe disso”

“Está tudo aqui (na cabeça) fingindo ser você”.

“Existe “alguém” que controla todos os pensamentos? Um agente externo diabólico?”

“Ele está por trás de toda a dor que já existiu, por trás de todos os crimes que já foram cometidos e, no entanto, afirma nem sequer ter existido”.

“Ele diz: seja seu melhor amigo, proteja seu melhor amigo”

“O inimigo se esconderá no último lugar em que você o procuraria”. (Júlio César 75 a.C.)”

“Mas qual é o último lugar onde você procuraria? Ele está se escondendo atrás da sua dor. Abrace a dor e você vencerá este jogo.”

“Quanto mais poder você acha que tem neste mundo, menor poder você tem no mundo real”

“Quanto mais se acha esperto, mais está controlado”.

“A ganância pega todos no final”