segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Invictus

Fora da noite que me cobre,
Negra como um poço de lado a lado,

Agradeço aos deuses que existem

Pela minha alma invencível.

Na garra cruel da circunstância

Eu não me encolhi nem derramei meu pranto.

Sob os golpes do acaso

Minha cabeça está sangrenta, mas não se curva.

Além deste lugar de ira e lágrimas
Assoma o Horror da sombra,

E contudo a ameaça dos anos

Encontra, e deve encontrar, destemido.

Não importa quão estreito o portão,

Quão cheio de castigos o pergaminho.

Eu sou o dono do meu destino:
Eu sou o capitão de minha alma.

(William Ernest Henley)

Foto:  http://www.atelierivomendes.com/

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Meme dos 4

Fui indicado  pela querida amiga, Maria Valéria (Blog "Com Toda a Minha Alma"), para participar dessa brincadeira. Cada tópico devo citar 04 (Quatro) coisas:



TRABALHOS QUE TIVE EM MINHA VIDA (todos como militar do Exército Brasileiro)


1- Comandante do Pelotão de Operações Especiais (PELOPES), como aspirante, em Petrolina-PE;

2- Comandante de Pelotão em Operação de Manutenção da Paz em Angola- UNAVEM III;

3- Coordenador Pedagógico na Academia Militar da Agulhas Negras (AMAN), Resende-RJ;

4 – Gestor Ambiental e Gestor de Gerenciamento de Processos, em Petrolina-PE.



LUGARES EM QUE VIVI


1. Fortaleza–CE (Cidade natal);

2. Resende-RJ;

3. Bonfim-RR (Fronteira com a Guiana);

4. Santa Maria-RS.



PROGRAMAS DE TV QUE ASSISTIA QUANDO CRIANÇA


1. Vila Sésamo;

2. Capitão Caverna;

3. A Corrida Maluca;

4. As aventuras de Rim Tim-Tim.



PROGRAMAS DE TV QUE ASSISTO


Abri mão de assistir TV desde 2006. Só vejo eventualmente algum programa, mas nada constante. Só vejo filmes (DVD).




QUATRO LUGARES EM QUE ESTIVE E VOLTARIA


1. Paulo Afonso-BA;

2. Bonfim-RR;

3. Angola (ainda quero voltar lá);

4. Florianópolis-PR.



FORMAS DIFERENTES QUE ME CHAMAM


1. Papy (Minhas filhas);

2. Nascimento (Como me chamam no trabalho);

3. Cabeção (algumas pessoas mais íntimas);

4. Cabeça Dura/Teimoso (Meu Pai, em especial e alguns amigos-INJUSTIÇA).



QUATRO COMIDAS FAVORITAS


1. Feijoada;

2. Pavê;

3. Filé de Surubim à parmegiana de Paulo Afonso (Peixes em geral);

4. Tudo com feito com abacate.



QUATRO LUGARES EM QUE DESEJARIA ESTAR AGORA


1. Ao lado das minhas filhas (Em qualquer lugar deste mundo);

2. Ao lado da mulher amada, deitadinho, só curtindo a sua companhia;

3. Dentro do Coliseu (dizem que em outras reencarnações eu fui um gladiador);

4. Em Fortaleza com os meus pais e os meus irmãos (lógico que com a amada a tira-colo).



ESPERO QUE ESTE ANO EU POSSA...


1. Ter mais liberdade;

2. Ter mais paz de espírito;

3. Amar e ser amado;

4. Participar de uma obra social, de forma efetiva e significativa.



Pra finalizar a brincadeira, indico 4 blogueiras:

1. Blog "Única e Exclusiva";

2. Line (Blog "MEIAS PALAVRAS");

3. Luciana Lopez ("Blog † Sagrada ♥ Profana Ψ");

4. Partícia (Blog "BOCA RARA").


PS: Agradeço a oportunidade de ter sido lembrado e de ter participado desta brincadeira.

(Kilson N. da Silva)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sonhos

Nesta semana me perguntaram quais eram os meus sonhos para o futuro. É difícil relatar todos, mas destaquei aqui alguns deles.

Sonho com um dia em que a minha plena liberdade de ir e vir seja respeitada.

Sonho com um dia em que a verdade irá circular pelos lábios das pessoas com mais rapidez e facilidade do que as mentiras e as calúnias. Onde as falácias não terão oportunidade de se propagarem.

Sonho com um mundo onde as crianças não precisarão mais morrer de fome, nem nas portas de hospitais. E que elas possam ter um ensino digno, eficiente e eficaz, proporcionando oportunidades iguais para todas elas indiferente de sexo, etnia, credo e posição social.

Sonho com um dia em que não haverá necessidade de sequer ser consultado um Estatuto da Criança e do adolescente, porque todas as pessoas saberão respeitar os direitos dos menores, tratá-las com respeito, dignidade, amor e compreensão.

Sonho com um dia em que os nossos idosos não sejam tratados como "lixo humano" e que sejam aproveitados como fontes de conhecimentos e experiências, sendo assim muito mais valorizados e melhorando auto-estima deles.

Sonho em um dia ver uma imprensa livre, mas que seja responsável por aquilo que publica, sem ficar preocupada apenas em ganhar ibope e dinheiro, mas em bem informar os seus leitores.

Sonho com um Brasil que se ame mais e que a nossa auto-estima nacional seja elevada, ao ponto de enaltecermos o que temos de bom e de bonito na nossa Pátria.

Sonho em poder terminar a minha faculdade de matemática e poder contribuir com desmistificação do ensino desta disciplina, mostrando que ela é útil em todas as áreas da nossa vida e não um "bicho papão" que é privilégio de poucas pessoas inteligentes.

Sonho em construir uma nova família, onde eu possa corrigir os meus erros do passado e onde possam habitar a paz, a harmonia e o amor.

Sonho em poder continuar errando sem culpa, afinal o ser humano é passível de erros.

Sonhos em poder, a cada dia, melhorar um pouco mais como ser humano e na medida do possível ajudar outras pessoas a crescerem comigo.

Sonho em poder ver as minhas filhas crescerem com saúde física, mental e com um bom nível intelectual e cultural.

Sonho em ver as minhas filhas casadas com homens de bem, que as ajude na missão de serem felizes, proporcionando netos lindos para que eu possa ficar bajulando e contando os meus "causos".

Sonho em poder viajar com tranqüilidade e segurança pelo Brasil e pelo mundo com a pessoa amada, compartilhando bons momentos de alegria, conhecimento e prazer.

Sonho com fins de semana simples, deitado numa cama, com a minha família assistindo filme, comendo pipoca e dando maravilhosas gargalhadas.

Sonho com as diversas religiões se preocupando mais em pregar sobre o amor ao próximo e não discutindo sobre essa ou aquela doutrina.

Sonho com um dia, em que os chefes, em todos os níveis sejam menos covardes e mais compreensivos com os seus auxiliares e subordinados, sem medo de que isso venha a ferir a sua autoridade.

Sonho com um dia em que não haverá mais necessidade de existir uma "bolsa família", porque as pessoas terão como custear o seu sustento com o suor do seu trabalho, com toda dignidade que merecem.

Já que tudo é mesmo um sonho, porque não sonhar com um dia em que a maioria esmagadora dos nossos políticos seja honesta e trabalhe em prol do crescimento do nosso País? Porque não sonhar que as pessoas que elegem esses políticos o façam com total isenção e consciência, ajudando nesse processo?

Por fim, sonho que os meus sonhos não fiquem somente como sonhos, mas que um dia possam ser realizados.

(Kilson N. da Silva)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças

Dia das crianças! Fico lembrando dos meus tempos de crianças, que no dia anterior ia dormir sonhando com o presente que os meus pais, com sacrifícios haviam comprado e logo ao amanhecer iam às nossas camas nos entregar, a mim e aos meus irmãos.

Não eram presentes caros, mas que para cada um de nós tinha um valor imensurável, pois sabíamos que eram dados com carinho e que procuravam atender as nossas ansiedades e necessidades pueris.

Fico imaginando as diversas festinhas para as crianças que estão acontecendo hoje na nossa cidade. Embora os brinquedos tenham evoluído tecnologicamente, mas as bicicletas, bolas de futebol e as bonecas ainda agradam a maioria dos pequenos.

Lembro-me de num desses dias, há algum tempo atrás está sorrindo com as minhas filhas, enquanto as ensinava a andar de bicicleta. Impossível não recordar o brilho nos olhinhos delas, primeiro de surpresa pelo tão sonhado presente, depois por poderem dar as primeiras pedalas.

É claro que elas caiam, mas estava eu com elas, ajudando a se levantarem, dando palavras de incentivos do tipo: "filha você é capaz! Você consegue! Não tenha medo de cair! O papai vai estar aqui com você!"

Elas iam ganhando cada vez mais confiança e iam aprendendo rápido, o que era motivo de muito orgulho para aquele pai bobo e coruja.

Elas aprenderam, mas hoje eu não estou mais com elas. Fico pensando em quantas quedas as minhas pequenas ainda terão e eu não estarei por perto para lhes estender a mão amiga e dar-lhes forças como outrora.

Hoje não poderei estar com elas. No máximo o que terei serão algumas poucas horas ao lado delas, mas no final do dia não poderei deitar com elas na cama e assistir aquele filme infantil "inédito" que vimos apenas umas mil e quinhentas vezes, comendo pipoca com brigadeiro e refrigerante. Não poderei beijá-las antes de irem dormir, depois de juntos fazermos as nossas orações.

E como me emocionava sempre ouvir as orações simples e eficazes da minha Renatinha. Como não lembrar do beijo "suave" da Silvaninha, que quase arrancava a minha bochecha? Como não lembrar os abraços de quebrar costelas da Renatinha, seguido de um "eu te amo papai!" e ainda prosseguia: "sonhe com os anjinhos!".

Sim filhas eu sonhava com os anjinhos: anjinho Silvana e anjinho Renata.

Hoje o meu dia será vazio sem vocês ao meu lado, mas saibam que estarei ligado a vocês em pensamento e no coração.

Agradeço ao Pai Celestial pelo melhor e maior presente que já ganhei nesta vida: vocês, as minhas filhas amadas.

Perdoem-me, filhas, pela minha ausência com vocês. Perdoem-me pelas broncas que eu dava no intuito único de educá-las. Um dia eu sei que vocês me agradecerão até pelas vezes em que eu ficava por horas explicando o que era uma raiz, um prefixo e um sufixo de uma palavra, para que vocês entendessem como eram formadas as palavras, ou mesmo a origem dessa ou daquela palavra.

Obrigado filhas, por serem tão bem educadas, amáveis e bondosas não só comigo, mas com todos que as cercam. Obrigado pelo amor que vocês sempre me deram de forma tão espontânea.

Beijos do Papy, que tanto ama vocês e um Feliz Dia das Crianças!!!

(Kilson N. da Silva)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vida Amorosa


Rolos e engodos passageiros;

Paixões momentâneas;

Amores vêm e se perdem.

Tristeza, dor e solidão.

Novas paixões chegam e se vão.

Encantamentos acontecem.

Decepções fazem parte do processo.

Numa ilha paradisiaca deserta,

Encantos a primeira vista,

Olhares trocados,

Viscerais paixões,

Cumplicidade e intimidade compartilhadas...

Amores arrebatadores ficam.

Enfim a felicidade plena.

(Kilson N. Silva - 11 Out 10)

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010

Amanhã (3/10) o povo brasileiro vai novamente as urnas escolher os seus representantes para governo do nosso País.

Algumas coisas, no entanto, ainda me assustam, preocupam e causam indignação.

Primeiro, porque tudo que vai errado no Brasil as pessoas têm a infeliz mania de fazer um vínculo com a "ditadura", como se tudo fosse culpa dela e não das escolhas erradas que as pessoas fazem. É mais fácil culpar os outros pelos nossos próprios erros, do que assumirmos a nossa parcela de culpa.
 
Numa pesquisa recente foi perguntado quem era a favor da Lei da Ficha Limpa e a maioria esmagadora foi enfática em dizer que é plenamente a favor da sua aplicabilidade.
 
Contudo na mesma pesquisa foi perguntado quem estaria disposto a vender o seu voto e novamente uma maioria esmagadora, não pensou duas vezes em responder que o venderia numa boa.

Veja só que povo contraditório! Eles querem políticos honestos e ao mesmo tempo querem políticos que estejam dispostos a comprar os seus votos. Qual a coerência que há nisso?
 
Alguns alegam que o voto não deveria ser obrigatório e se facultativo.
 
Se observarmos nos EUA o voto não é obrigatório, mas em compensação não existe feriado para que as pessoas possam exercer a sua cidadania. Lá, os eleitores, voluntariamente, votam nos seus horários de folga; intervalo do almoço; acordam mais cedo; votam depois do trabalho; etc

Quantos de nós iríamos às urnas se não fosse feriado? E se o voto fosse facultativo, com feriado, quantos deixariam de fazer um programa de lazer para exercerem a sua cidadania?

Tudo bem, você vai me dizer que nestas eleições as votações serão realizadas no domingo...e se não fosse? Muitas vezes não foi assim....
 
Ainda não estamos preparados para votar em idéias, muito menos temos ideais (falo da maioria). O que se observa, no geral, é que as pessoas votam em pessoas, porque gostam dela ou deixam de votar, porque acham aquele ou aquela candidata antipáticos.

A eleição não é para mister ou miss simpatia. Temos que atentar quem tem capacidade de gerenciar a contento os nossos recursos, trazendo benefícios para a maioria.

Como bem disse o Exmo Ministro do STF, a palavra candidato, tem a sua origem na palavra CANDURA, que quer dizer limpo, branco, transparente, etc Será que estamos preparados para votar com essa candura em candidatos realmente límpidos e transparentes? lembramo-nos de que foram eles no passado?
 
De qualquer forma, espero que cada um de nós vote de acordo com as nossas consciências e não porque esse ou aquele candidato poderá nos dar isso ou aquilo, quer direta ou indiretamente.
 
Diga não ao voto de cabresto, que ainda é tão usado no nosso nordeste brasileiro.

Boa sorte a todos! Desejo uma excelente eleição!

(Kilson N. da Silva)